Nesta semana, têm início todas as oficinas do ILBJ de 2011. Muitas pessoas das turmas do Avançado estão participando! Confiram a reportagem feita pelo aluno Isaac Fernandes sobre as seleções das oficinas, realizadas há cerca de 15 dias!
Foto da Jornalista do ILBJ: Marina Lopes
O ILBJ em parceria com o YÁZIGI com o projeto Cidadão do Mundo traz o inglês para sua vida. Neste ano diferente dos outros, a prova de seleção foi dividida em 3 etapas devido à grande demanda de inscritos, foram incríveis 648 alunos que se inscreveram isso da uma média de 5.2/1, ou seja, a cada 5 alunos inscritos apenas 1 entrará no curso.
Palavras da professora de inglês Nadja:
“Quem sabe pelo menos o inglês básico, tem um diferencial no mercado de trabalho e é uma ferramenta que amplia as oportunidades tanto no lado profissional quanto no acadêmico. Infelizmente a maioria dos alunos só percebe a grande oportunidade que é o curso quando ele já está acabando. A atitude do aluno diante do seu aprendizado é o que vai fazer toda diferença. Quanto mais dedicação, tempo e investimento em nível de educação é o que vai determinar seu sucesso ou insucesso a vida é isso às vezes você ta fadado a ser bem sucedido ou não e tudo vai depender de sua escolha”.
E concluí com a frase: “Estudar é como ir ao banheiro, nenhuma outra pessoa pode fazer por você”!
Comunicação e Mídia
A prova de seleção para a Oficina de Comunicação e Mídia aconteceu oralmente, 1 aluno por vez entrava na sala e isso os deixará mais tensos e nervosos propícios ao erro simples que poderá ser decisivo para reprovação, o avalista fazia algumas perguntas sobre o meio comunicativo, esperando uma resposta rápida, inteligente e de forma bem comunicativa, bem parecido com algumas entrevistas de emprego. Aproximadamente 210 alunos tanto do núcleo barão quanto do industrial fizeram a prova de seleção. Todos com a mesma expectativa de serem aprovados.
“A oficina faz com que os alunos possam enxergar as noticias de vários ângulos diferentes passando assim a exigir programas melhores tanto na televisão quanto no rádio.
Nem tudo que está na mídia agrega valor para vida do jovem, são muitos dados e pouca informação pouco conhecimento, aminha idéia é fazer com que os alunos percebam como a mídia impõe situações que os mesmos se vêem obrigados a cumprir porque isso ta na TV, também não é trazer respostas diretas, mas principalmente fazer com que vocês comecem a se perguntarem, por exemplo, por que dois jornais da mesma emissora têm conteúdos tão diferentes um do outro?”
Palavras da locutora da rádio UFS e então professora de Comunicação e Mídia: Eudorica Luciana Almeida Leão
Desenho
A oficina de desenho também teve sua prova de seleção realizada na sexta feira passada 25/02/2011, foram 109 alunos dos 2 núcleos Barão e Industrial que se inscreveram para a prova, que ocorreu nos 3 turnos manhã, tarde e noite.
A prova foi simples, os participantes se sentavam nas cadeiras ao redor da sala e no centro tinha uma mesa com 3 objetos que eram: triângulo isósceles, cubo e cilindro. Eles tinham que desenhar a imagem dos objetos, dependendo do lugar que estavam sentados o ângulo da imagem variava e era isso que os avaliadores queriam saber se os alunos seriam capazes de distinguir esse ângulo. Depois eles faziam um desenho de escolha própria e é ai que o professor vai saber qual o grau que o aluno está para assim poder fazer a seleção daqueles que se saíram melhor.
Foto da Jornalista do ILBJ: Marina Lopes
Canto
Como as outras oficinas, a de canto teve a sua prova de seleção realizada na última sexta-feira 25/02/2011, mas diferente das outras oficinas foi apenas no turno da tarde.
Foram exatos 84 alunos inscritos fazendo uma prova rápida, 1 aluno por vez entrava na sala e então o professor de canto pedia para eles cantarolarem uma letra ou uma nota em tom grave subindo para o agudo, podendo saber se a voz do aluno era afinada ou não. Logo após ele pedia que eles escolhessem qualquer música e depois cantassem... Isso era para ele saber o gosto musical do aluno?... Não! E sim saber se eles conseguiriam segurar o fôlego, o tom e o ritmo da música por algum tempo, e assim saber a capacidade de cada aluno para cantar. Escolhendo assim os mais aptos para a oficina de canto!
Nenhum comentário:
Postar um comentário